sábado, 1 de novembro de 2008

VENTRES DE RENDA | GRUTAS DE STO ANTÓNIO


Das cerca de 1500 grutas existentes em todo o Parque das Serras de Aire e Candeeiros, três delas são ainda muito procuradas: Grutas de Mira de Aire, em Mira de Aire, Grutas de Sto. António e Grutas de Alvados, ambas em Alvados. As Grutas de Santo António foram descobertas em Junho de 1955 por dois homens que trabalhavam na Pedra do Altar, em Alvados. Na tentativa de apanhar um pássaro, entraram por uma fenda aberta num rochedo onde o pássaro se estava a refugiar descobrindo estas grutas de estalagmites e estalactites divididas por várias salas. Esta é considerada a maior sala da Europa, somando o maior número de estalactites e de estalagmites num único espaço. As Grutas de Santo António são também consideradas de todas as mais bonitas e aquelas que, sendo mais facilmente visitáveis, se encontarm mais próximas dos valores íntimos que a natureza nos pode oferecer.
A auto estrada roubou-lhe gente, criando um novo caminho para Fátima, que pena! Mas as mais lindas drutas de Portugal, ou talvez mesmo do Mundo, merecem que se lhes ouça o silêncio, tão íntimo, tão cadenciado, num ping-ping acolhedor. Ao ritmo das estagmites e das estalagtites é bom de ver a mão escultórica do tempo, recortes de sonhos, de paisagens, marcas de muitas memórias num hino à vida.

2 comentários:

Gata Verde disse...

Conheço e gosto deste tipo de grutas. A natureza é fantástica!

beijinhos

Zica Cabral disse...

Nunca fui a estas grutas (aliás nunca fui a nenhuma gruta) por absoluta falta de tempo. Não esticava....
Adorei o seu titulo, "Ventres de renda" realmente descreve o que são. As suas fotos (não sei se são suas) são lindissimas e deixam-me na boca um apetite para fazer um esforço para visitar esses lugares misteriosos.
Um abraço e parabéns.
Gostaria de visitar, tb, os seus outros blogs mas infelizmente não tenho acesso a eles.