sábado, 25 de outubro de 2008

TELHADOS D'ÁGUA | FILTROS DE AREIA E DE ANTRACITE

FILTRO DE AREIA

FILTRO CLÁSSIO DE INERTES AREIA E ANTRACITE
A filtração processa-se na passagem da água, recolhida no empedrado, pelo filtro superior, distribuindo-se uniformemente pelo manto filtrante no sentido descendente.
Os índices de filtração variam em função da área filtrante, do volume deágua chegada ao canal e, em alguns casos, ao tempo de contacto da água com o manto. Estes parâmetros que devem ser tomados com muita cautela para que o equipamento tenha um bom desempenho e para aumentar a durabilidade do material filtrante.
A velocidade de passagem muito alta da água pelo manto filtrante prejudica a filtração, fazendo com que partículas mais finas o atravessem, assim como uma velocidade multo baixa pode causar um abrir de "caminhos" preferenciais dentro do manto, tomando ineficaz a filtração.
O manto filtrante, seja ele qual for, fica apoiado dentro do filtro num fundo falso onde são montados difusores, que têm por função colectar e drenar a água já filtrada para baixo do fundo falso e ao mesmo tempo distribuir a água de lavagem do filtro.
Quando o filtro atinge seu ponto máximo de saturação devido às partículas retidas no manto filtrante, há a necessidade de fazer uma lavagem. Esta lavagem faz-se no sentido inverso ao da filtração, por isso no sentido ascendente.
Sabe-se que o filtro está saturado e portanto a necessitar de ser lavado, pela leitura visual da água armazenada.
A água de lavagem a ser utilizada deve ser limpa, já filtrada, sabendo que sua vazão deve ser andar entre as três e quatro vezes a normal drenagem de serviço, à uma pressão máxima de 1,0 Kgf/cm², sempre que o filtro seja só de areia ou areia e antracite no seu interior.
Ao penetrar no filtro na sua parte inferior, a água de lavagem atravessa o manto filtrante arrastando todas as impurezas retidas durante a fase de filtração.

FILTRO DE CARVÃO ACTIVO
1) Remove eficientemente quase todo o cloro livre da água, eliminando o sabor desagradável.
2) Absorve as possíveis substâncias oleosas ocasionadas.
3) Absorve os elementos corantes, que provocam o turvamento da água como ácidos e outras matérias corantes.
4) Remove os ozónios e os traços fenólicos, que provocam gosto fenólico, que transmitem à água gostos e odores desagradáveis.
A água de processo quando vem de um reservatório ou de uma estação de tratamento, contém, dentre outras impurezas, um excesso de cloro livre, que é adicionado na mesma como agente esterilizante. No entanto este cloro modifica o gosto da água, além de contaminar as resinas de troca iónica quando a água deve passar por um processo de desmineralização ou abrandamento. Para tanto deve-se remover, com um filtro de carvão activo, todo o cloro e materiais orgânicos contaminantes, para que se tenha uma água pura e inodora.

PROCESSO DE PURIFICAÇÃO
A água passa por um tratamento adequado, filtração, e estar livre de matérias em suspensão, pois caso contrário, estas impurezas podem obstruir os poros do carvão activo, reduzindo a sua eficiência.
O filtro de carvão activo recebe a água em sua parte superior, onde a mesma se distribui pelo manto filtrante através de um deflector. Na parte inferior do filtro encontra-se um colector-distribuidor de água, que têm por finalidade de recolher a água já purificada e de a distribuir, bem como impedir a fuga do carvão activo ou mesmo de partículas pequenas.
O revestimento interno destes filtros é, por isso, muito importante, visto que o cloro residual existente na água e ao ser absorvido pelo carvão activo pode libertar ácido clorídrico, altamente prejudicial.

TEMPO DE SATURAÇÃO
O tempo de saturação do carvão activo depende da quantidade de substâncias contaminantes, ou seja, o teor de impurezas e cloro livre na água, que varia consoante as condições da água recolhida, nomeadamente nas captações das primeiras chuvas, que são mais ácidas e sujas. Para tanto, aconselha-se fazer um teste prático, para verificar o tempo exacto quando não se tem ideia do teor de contaminantes.
Normalmente para um tratamento de água neste processo o tempo de saturação varia desde seis meses a dois anos, conforme a quantidade de carvão activo utilizada no filtro, com a vazão diária de água.

CUIDADOS NECESSÁRIOS
A vazão de água é um factor de extrema importância. Muitas vezes ocorre que sendo mal dimensionado fluxo de água para o volume de carvão activo, com limites superiores ao correcto, faz com que a água passe entre o leito do absorvente e as paredes do filtro e, ao não entrar em contacto com o carvão activo, implica que o cloro e outras impurezas não sejam totalmente eliminados.
Quando a água requer um tratamento para a eliminação de componentes minerais feito através de resinas catiónicas e/ou abióticas, o carvão entra como um elemento importantíssimo na absorção de cloro e matérias orgânicas
Lembramos ainda que quanto mais próximo do pH neutro (7,0) estiver a água tanto mais eficiente se tornará o carvão. Para o cálculo dimensional do vaso, deve prever-se um espaço de no mínimo 50% do volume de carvão activo para a expansão do leito durante as lavagens.
É comum com o correr do uso o carvão activo ser contaminado por microrganismos que, por ventura, estejam presentes na água a tratar. Assim sendo, a maneira ideal de 'regenerar' o carvão é através de uma simples injecção de vapor.

Sem comentários: