domingo, 26 de outubro de 2008

TELHADOS D'ÁGUA | PARQUE MANUEL BAPTISTA AMADO

A água é o componente que em maior quantidade existe neste nosso planeta azul, tem o volume estimado de 1,6458 mil milhões de kilómetros cúbicos (1,2649 de água salgada + 0,2912 de água doce congelada nas calotes polares + 0,0864 de água doce nos continentes e sob eles + 0,0013 de vapor de água na atmosfera). O nosso planeta é azul por isso mesmo.
A memória de Manuel Baptista Amado e um profundo respeito pela água, vital a todo o nosso sistema de vida, atirou-nos para uma intervenção neste parque naturista e profundamente ecológico, numa candidatura bem sucedida ao prograna comunitário LEADER II, sempre liderados por Nuno Santos na sua qualidade de Presidente da Junta de Freguesia da Mendiga. Juntou-se a este desafio a necessidade intimista de fazer deste parque um sítio de bem estar, não peopriamente um qualquer parque de merendas, mas antes um espaço arejado, educativo, onde todos, de uma forma livre pudessem divertir-se no maior respeito pela natureza. Foi uma aposta ganha. É uma aposta ganha, quase uma década depois ali esta o parque, educativo, limpo, arejado, convidativo.

1 comentário:

Ana Narciso disse...

Uma turma do 6º ano da Eb2 Dr Manuel de Oliveira Perpétua, visitou sexta-feira os "Telhados de Água" Só dois meninos,naturais da Mendiga, conheciam o local e a razão da sua existência. Estes dois alunos conseguiram não só entusiasmar os outros colegas como também seduzir os professores de outras turmas a visitarem este espaço de memória colectiva onde de uma forma genial o homem e a natureza se mostram interdependentes. Os alunos e (nós que os acompanhámos ) tecemos rasgados elogios à beleza do lugar e à forma magnífica como se encontra preservado. Um exemplo a seguir.
(Vou lincar o teu post belíssimo ao vilaforte).
Ana Narciso